sexta-feira, 28 de agosto de 2009

International Students

(Temperatura em Detroit: 16C às 01h50min)

Conhecer gente de toda a parte do mundo é muito divertido. As aulas ainda não começaram aqui, então a universidade fica um pouco vazia. Aqui na Towers Residential Suites, por exemplo, só encontramos os alunos internacionais que, assim como eu, tiveram que vir mais cedo para arranjar tudo até o início das aulas. Por conta disso, acabamos por conhecer muitos estrangeiros: franceses, ingleses, portugueses, etc. Tem sido muito legal, mesmo sendo difícil entender o sotaque britânico do James e do Chris. Ouvir Lucy, Thomas, Jonathan and Thibaud falando inglês com sotaque francês é muito engraçado (so cute!). E todos nós temos nos dado muito bem: hoje foi o terceiro dia que saímos juntos. Costumamos ir a algum “pub” perto da universidade para ouvir uma boa música e conversar.
São tantos sotaques, tantas histórias diferentes; não tem como não lembrar do “Jovens Embaixadores”... Não imaginei que faríamos tantas coisas antes do início das aulas.
Esta semana visitamos o “DIA – Detroit Institute of Arts”, que é um dos museus que fica dentro do campus da universidade. Lá vimos obras de Picasso e Van Gogh, e praticamente não tivemos tempo de aproveitar tudo. Você pode passar dias lá para ver tudo!

Hoje todos fomos em uma “excursão de compras”. Fomos até a Maijer, uma grande loja de departamento dos EUA. Lá pudemos comprar tudo que precisaremos para o semestre. Comprar é sempre bom, não? Mas cansamos! Preciso aproveitar o fim de semana para descansar e me preparar para o início das aulas. Afinal de contas, acabei de descobrir que já tenho coisas para ler para o primeiro dia de uma das disciplinas!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Woo!

Temperatura em Detroit: 23C (às 00h27min)

E se o primeiro dia já havia sido cansativo, o segundo foi ainda pior. Mas de ruim não teve nada: aproveitamos bastante. Eu e as meninas de MG, Fernanda e Kele, tomamos café no Starbucks e fomos encontrar a Lisa no “Study Abroad & Global Programs Office”. Lá recebemos uma lista de coisas que tínhamos que fazer hoje. Fomos até a Clínica de Saúde fazer o teste da tuberculose (esse teste é obrigatório – caso não fizermos, não podemos nem mesmo fazer a matrícula nas aulas). Tive que fazer o teste da pele – foi bem tranqüilo, como se fosse uma mordida de mosquito. Então, fomos assinar os contratos do dormitório e do plano refeição. Abrimos nossa conta americana e fizemos nosso “One Card” temporário, que basicamente nos dá acesso a tudo na universidade.

Almocei em um fast-food (é só o que encontramos por aqui!), mas eu e as meninas optamos por algo mais saudável: comemos uma “chicken salad”. Após o almoço encontramos com a Lisa novamente, que nos deu as últimas instruções. Em seguida fomos até o “Department of English” encontrar o Prof. Marotti e a Prof. Wassermann, que puderam nos aconselhar sobre quais aulas escolher para o semestre. Ainda não decidi – quero fazer muitas coisas! De qualquer forma, o que me preocupa é que muitas aulas acontecem no mesmo horário...

Decidimos aproveitar o restante do dia para conhecer o centro de Detroit e ir até o rio que divide Detroit e Windsor (Canadá). O Prof. Marotti nos levou até lá. Passeamos bastante, tiramos muitas fotos e voltamos a pé! Não é muito perto da universidade, mas assim pudemos conhecer melhor a vizinhança.

Detroit me surpreendeu. É muito mais bonito do que eu imaginava! De volta à universidade, fomos procurar algo para comer. Já era noite (embora ainda estivesse de sol, já que estamos no horário de verão) e a maioria dos restaurantes estavam fechados. Andamos mais um pouco (mais um tanto, na verdade) e acabamos comendo no Subway.

Agora preciso tomar um banho e descansar – amanhã tem mais!


- Estou no site da Embaixada: para ver, clique aqui.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

And here I am...

Temperatura em Detroit: 20C (23h05min)

E depois de mais de vinte e quatro horas entre vôos e esperas, chego em Detroit. Os vôos foram, em geral, tranqüilos (a não ser por uma turbulência no vôo internacional que me assustou e fez várias pessoas gritarem!). Passar pela imigração, checar as bagagens... Tudo foi mais fácil do que eu esperava. No aeroporto de Detroit Metro, encontrei a Prof. Renata Wassermann, do Departamento de Inglês da Wayne State University. A Renata é brasileira, mas também tem cidadania americana, já que mora por aqui há mais de quarenta anos. Ela me trouxe para a universidade (que, por sinal, é muito bonita – são vários prédios históricos e com linda arquitetura), me levou ao dormitório, me mostrou o Departamento de Inglês, me levou até o “Study Abroad & Global Programs” para encontrar a querida e super prestativa Lisa, e me mostrou boa parte da universidade.

Depois disso voltei ao dormitório (foi difícil encontrar o caminho de volta sozinho – tive que utilizar um mapa e, se não fosse a ajuda da Lisa, teria levado um bom tempo para chegar aqui), onde encontrei Fernanda e Kele, as alunas da UFMG que também estudarão aqui na Wayne. Acompanhei-as, então, ao escritório da Lisa, onde elas puderam ligar para casa (eu já tinha feito isso mais cedo). Mais tarde, conseguimos conectar a internet para checar os e-mails... Mesmo muito cansados (estou praticamente dormindo em cima do teclado neste momento), ainda fomos caminhar a procura de um lugar para comer. Como ainda não é período de aulas (o semestre começa dia 3/08), os lugares costumam fechar cedo e os dormitórios estão vazios (a não ser por nós, “Exchange students”). Assistimos um pouco de TV na “lounge room”, e logo vamos dormir... Amanhã será um dia cheio de atividades!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

We're closer...



Falta muito pouco agora! Ansiedade? Nervosismo? Agonia? Preocupação? Felicidade? Sim, tenho sentido uma mistura disso tudo.

Enquanto o tão esperado dia não chega, deixo aqui a reportagem publicada hoje no “Folha do Vale”, jornal de publicação semanal e com circulação nas cidades do Vale do Braço do Norte (clique nas imagens para ler).